Os treinadores europeus do Botafogo

Uncategorized

Não é de hoje que o Botafogo aposta em treinadores de outras nacionalidades. Verdade que na maioria das temporadas os treinadores brasileiros foram os escolhidos pelo Glorioso. Mas em sua história o Alvinegro já teve outros treinadores europeus antes do italiano Davide Ancelotti, filho do campeoníssimo Carlo Ancelotti. Entretanto depois de Dori Kurschner, o Botafogo passou pouco mais de 80 anos sem contratar um treinador europeu até o português Luís Castro. Confiram a lista:

– Megyesy Jenö foi o primeiro europeu a treinar o Botafogo. No Brasil era mais conhecido como Eugênio Medgyessy ou Marinetti. Ele nasceu em 23 de dezembro de 1889, na cidade de Géderlak, no Império Austro-Húngaro, hoje pertencente a Hungria. Marinetti foi jogador de futebol e apenas defendeu o Ferencváros nos 13 anos de sua carreira. Em 1926 o húngaro desembarcava no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, para treinar o Botafogo. Ele permaneceu no clube até o ano seguinte. Infelizmente não há dados disponíveis sobre este período. Ele também treinou outros clubes brasileiros como Fluminense e Atlético/MG. Depois foi para a Argentina e treinou San Lorenzo, Racing e River Plate. Marinetti faleceu em 17 de novembro de 1973 em Monte Carlo (Mônaco).

– Charles Albert Williams, mais conhecido como Charlie Williams, nasceu em 19 de novembro de 1873 em Welling (Londres), na Inglaterra. Charlie foi goleiro e atuou em clubes como Manchester City e Tottenham. Entrou para a história do futebol como o primeiro goleiro a marcar um gol. Foi em 14 de abril de 1900 quando defendia o Manchester City em uma partida contra o Sunderland: ele deu um chute a fim de afastar a bola de ataque do adversário, mas foi tão forte que pegou o goleiro adversário desprevenido e entrou para o fundo da rede. Em 1908 estreou na função de treinador na seleção dinamarquesa nas Olimpíadas daquele ano. Em 1911 esteve pela primeira vez no Brasil, mas treinou o Fluminense. Em 1924 ele retornou ao país e ao Fluminense. Entretanto em 1928 foi treinar o Botafogo, tendo permanecido no cargo até 1930. Se aposentou em 1931 no Flamengo. Lamentavelmente não existem dados disponíveis em sua passagem pelo Botafogo. Charlie faleceu em 1952, no Rio de Janeiro.

– Nicolas J. Ladanyi nasceu em 7 de abril de 1889 no Império Austro- Húngaro (na parte hoje da Hungria). Ladanyi treinou o Glorioso de 1930 a 1933, sendo campeão estadual de 1930 e 1932. O treinador desenvolveu um programa de treinamento inspirado na psicanálise. Ele achava que os jogadores só renderiam tanto nos treinos quanto em jogos se estivessem bem psicologicamente. Entre 1933 e 1934 treinou o America. Em 1939 voltou ao Glorioso fazendo parte da comissão técnica. Infelizmente não há dados de suas partidas pelo Botafogo. Mas logo depois se afastou do futebol e se envolveu com produções culturais. Sua data de falecimento é desconhecida.

– Izidor Kürschner, mais conhecido como Dori Kruschner, nasceu em 29 de junho de 1885, em Budapeste, no Império Austro-Húngaro (hoje a capital da Hungria). Também foi jogador de futebol e apenas defendeu o MTK Budapest, além da seleção de seu país. Antes de chegar ao Brasil, Dori treinou clubes alemães e suíços como Eintracht Frankfurt e Young Boys. Em 1937 chega para treinar o Flamengo. Em 1939 é contratado pelo Botafogo e fica com o vice-campeonato estadual daquele ano. Em agosto de 1940 ele é dispensado do Glorioso. Também não há nenhum dado disponível sobre os jogos realizados no Botafogo. Em 1941 vai treinar o Canto do Rio. Mas em dezembro daquele mesmo ano, no dia 8, Dori falece de ataque cardíaco no Rio de Janeiro.

– Luís Manuel Ribeiro de Castro, o Luís Castro, nasceu em 3 de setembro de 1961 em Vila Real (Portugal). Antes de ter treinador, também foi jogador, mas apenas defendeu clubes pequenos de Portugal, dentre eles o União de Leiria. O Águeda foi o último clube nos tempos de jogador e o primeiro na função de treinador. Passou por outros pequenos até chegar ao Porto em 2013. Depois comandou outros clubes lusitanos. Em 2019 teve sua primeira experiência no exterior ao comandar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Em 2021 assumiu o Al-Duhail, do Catar. No ano seguinte chegou ao Glorioso, tendo permanecido aqui por 1 ano e três meses quando aceitou a proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita. Hoje é treinador do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.

– Bruno Miguel Silva do Nascimento, mais conhecido como Bruno Lage, nasceu em 13 de maio de 1976, em Setúbal (Portugal). Diferentemente dos outros treinadores já mencionados, não foi jogador de futebol. Iniciou sua carreira em 1997 nas categorias de base do Vitória de Setúbal. Por alguns anos continuou entre as categorias de base e sendo auxiliar em clubes modestos, principalmente em Portugal. Em 2004 teve uma chance na base do Benfica, onde ficou por oito anos. Depois teve algumas experiências no exterior até retornar ao Benfica em 2018, quando passou a treinar a equipe B. No ano seguinte foi para a equipe principal, mas ficou apenas uma temporada. Na temporada seguinte foi anunciado pelo clube inglês Wolverhampton. Em julho de 2023 foi anunciado pelo Botafogo, mas em outubro foi demitido após 15 jogos no comando (foram quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas). Hoje é o treinador do Benfica.

– Artur Jorge Torres Gomes Araújo Amorim, o Artur Jorge, nasceu em 1º de janeiro de 1972, em Braga (Portugal). A exemplo da maioria dos mencionados, foi jogador de futebol e em grande parte da carreira defendeu o SC Braga, mas aposentou no FC Penafiel em 2005. Em 2009 começou a carreira de treinador no FC Famalicão. Entre 2010 e 2012 esteve a serviço do SC Braga. Em 2013 foi contratado pelo Tirsense. Após quatro anos sem trabalho, voltou para o SC Braga alternando trabalhos entre a base, o time B e o profissional. Em 3 de abril de 2024 Artur dada adeus ao Braga e chegava ao Brasil para se apresentar ao Botafogo. Foi no Glorioso que ele conquistou os maiores títulos de sua carreira até o momento: o Brasileiro e a Libertadores. Foram 56 jogos com 33 vitórias, 14 empate e apenas nove derrotas. Hoje é o treinador ao Al-Rayyan, do Catar.

– Davide Ancelotti nasceu em 22 de julho de 1989, em Parma (Itália) e é filho de Carlo Ancelotti, que treinou clubes como Real Madrid e hoje é o treinador da seleção brasileira. Davide atuou pouco tempo como jogador, era meio-campo, pois se aposentou aos 20 anos. Ele começou no Milan e encerrou a carreira no Borgomanero. Em 2012 ele foi nomeado como preparador físico do PSG, clube que era treinado pelo pai. Depois do clube francês, Davide sempre esteve acompanhando o pai no Real Madrid, no Bayern de Munique, no Napoli, no Everton e novamente no Real Madrid. Em julho de 2023 ele obteve a licença PRO da Uefa. Em 8 de julho de 2025 foi anunciado como o novo treinador do Botafogo. Será a sua primeira experiência na função.