Patrick de Paula, chegou ao Botafogo em 2022, como uma grande promessa, jogador de grande qualidade, foi a primeira grande contratação da SAF do empresário John Textor, foram 33 milhões de reais investidos, para tirar o volante do Palmeiras, e ter 50% dos direitos pelo atleta.
Em 2022, fez 18 jogos no Brasileirão com 1 gol marcado e nenhuma assistência, o que para um volante não significa muito já que é um jogador defensivo. No começo de 2023, teve uma lesão no joelho, que o deixou fora dos gramados durante toda a temporada, em março de 2024, quando deveria retornar ao time, havia novas caras no Botafogo que estavam mais adequados ao ritmo e estilo de jogo propostos pela equipe. Devido a falta de espaço o atleta realizou 4 partidas em 2024, com média de minutagem de 10 minutos por partida.
Hoje o Criciúma pertence a zona neutra do Brasileirão, 14a posição, buscando afastar-se da zona de rebaixamento e arrumar uma vaga na sul-americana 2025, necessitado de reforços no meio de campo, com certeza o PK, atleta completo, será um grande reforço para a equipe. Além de ajudar o Botafogo a cortar custos com atletas que não tem espaço no elenco.