Análise: Botafogo joga como líder, vence o Fortaleza e reassume o topo do Brasileirão.

Botafogo Brasileirão Futebol

O Glorioso mandou no jogo, jogou muito bem e reassumiu a liderança do Brasileirão.

Foto: Vitor Silva / Botafogo

O Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0, num jogo que valia a liderança do Brasileirão. Jogando em casa, no Estádio Nilton Santos, o time comandado por Artur Jorge dominou a partida e venceu um concorrente direto na briga pelo título, com dois gols de Igor Jesus no segundo tempo, reassumindo assim a primeira colocação.

Pensando nessa partida decisiva, o técnico português escalou o time que tem sido considerado o titular nos últimos jogos. A principal novidade em relação ao empate contra o Bahia foi a entrada de Cuiabano, que se recuperou de uma luxação no ombro sofrida no jogo contra o Palmeiras.

O primeiro tempo foi marcado por muita posse de bola, mas pouca efetividade no ataque.

Logo no início, com apenas três minutos de jogo, o Botafogo teve uma preocupação: Cuiabano sentiu dores na coxa direita e precisou ser substituído por Marçal. Apesar da troca, o plano de Artur Jorge permaneceu o mesmo, tentando atrair o Fortaleza para o campo defensivo e apostar em bolas longas para chegar ao ataque.

O time de Vojvoda começou bem na marcação, mas aos poucos o Alvinegro foi ganhando terreno, mantendo mais a posse de bola e ocupando o campo ofensivo. A equipe de Artur Jorge não deixou o adversário segurar a bola por muito tempo.

Mesmo dominando a posse, o Botafogo não conseguiu transformar esse controle em muitas chances claras. Em sua primeira oportunidade, Luiz Henrique recebeu de Gregore, mas exagerou no drible e perdeu a chance de finalizar. Pouco depois, após um cruzamento de Savarino, Igor Jesus subiu livre na pequena área, mas acabou cabeceando para fora.

O Fortaleza tentou responder em contra-ataques e com um chute de longa distância, mas não levou muito perigo ao gol de John. Na jogada mais perigosa, o goleiro fez uma saída crucial para evitar que Breno Lopes ficasse cara a cara com o gol.

No finalzinho do primeiro tempo, o Botafogo teve um pênalti marcado a seu favor após um cruzamento de Marlon Freitas que desviou na cabeça de Lucas Sasha. Porém, após a revisão do VAR, o árbitro percebeu que a bola bateu mesmo na cabeça do jogador do Fortaleza e anulou a penalidade.

Segundo tempo com mais gás e os dois gols de Igor Jesus

Artur Jorge decidiu não mexer no time durante o intervalo, voltando para o segundo tempo com a mesma formação. Logo no começo da etapa final, Luiz Henrique se destacou como a principal arma para jogadas individuais e quase marcou um golaço. Aos 4 minutos, ele puxou para dentro e soltou um chute de pé esquerdo, obrigando João Ricardo a fazer uma boa defesa.

Na saída de bola, o Botafogo apostou em uma linha de três jogadores para atrair a marcação do Fortaleza, que estava mais recuado, e começou a investir em transições rápidas para chegar à área adversária. Aos 14 minutos, Marçal recebeu pela esquerda, cruzou, e Igor Jesus cabeceou para o fundo do gol, mas o assistente assinalou impedimento.

Para manter a alta intensidade do time, o técnico português fez quatro substituições, colocando Tchê Tchê (improvisado na lateral-direita), Tiquinho Soares, Danilo Barbosa e Matheus Martins em campo. Essas mudanças deram um novo gás ao Alvinegro.

Parecia questão de tempo para o Botafogo abrir o placar, e foi exatamente o que aconteceu com um lançamento preciso de Barboza. O zagueiro argentino lançou Igor Jesus, que até então não tinha sido muito acionado. Ele dominou no peito e, sem deixar a bola cair, finalizou para abrir o marcador.

Depois de abrir o placar, o Alvinegro continuou pressionando, e as substituições feitas pelo técnico português deram ainda mais gás ao time. Aos 34 minutos, Tchê Tchê ficou com a sobra na entrada da área e bateu colocado, obrigando João Ricardo a fazer mais uma boa defesa.

O Fortaleza começou a sair mais para o jogo, e o Botafogo, ao se defender, se unia à energia dos mais de 32 mil torcedores presentes no Nilton Santos, que jogavam junto com o time. Já nos acréscimos, Tiquinho aproveitou um erro do Fortaleza, tocou de calcanhar para Marlon Freitas, que percebeu a defesa adversária exposta. Com um passe rasteiro, ele acionou Igor Jesus, que saiu cara a cara com João Ricardo e bateu na saída do goleiro, fechando o placar e garantindo a vitória.

No fim das contas, venceu o time que realmente foi melhor. O Botafogo teve 22 finalizações contra apenas 9 do Fortaleza, além de ter dominado a posse de bola, algo que o time abriu mão em várias ocasiões ao longo do ano.

Com a vitória, o Botafogo reassumiu a liderança do Brasileirão e agora terá 14 dias de descanso por conta da Data-Fifa. Após essa pausa, o Alvinegro enfrentará uma sequência complicada, com jogos tanto pelo Brasileirão quanto pela Libertadores. O próximo desafio será no sábado (14), contra o Corinthians, às 21h, no Nilton Santos. E apenas quatro dias depois, o time de Artur Jorge receberá o São Paulo para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores.