Foto: Vitor Silva/ Botafogo
Nesse sábado (27), o Botafogo enfrentará o Cruzeiro pela 20° rodada do Brasileirão, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, com transmissão do Canal Premiere.
Situações no campeonato
O Botafogo vem de 5 jogos invictos, com 1 empate (na última quarta contra o São Paulo no Morumbis) e 4 vitórias (contra Internacional, Palmeiras, Vitória e Atlético-MG respectivamente), atual líder do campeonato com 40 pontos, na sua cola tem o Flamengo, que com 1 jogo a menos, está com 37 pontos e em seguida Palmeiras que perdeu para o Fluminense e ficou com 36 pontos. Sendo assim, o Glorioso deve manter os bons resultados em casa, para continuar na liderança.
Já o Cruzeiro, também apresenta uma boa retrospectiva dos últimos 5 jogos, ganhou 4 partidas (Juventude, Bragantino, Grêmio e Corinthians respectivamente) e perdeu apenas para o Palmeiras, a Raposa ocupa a 5° posição do campeonato, com 32 pontos, objetivando ir ao G4, e passar o Fortaleza que tem 33 pontos, a vitória é crucial para eles. Na sua cola tem São Paulo e Bahia com 32 e 31 pontos.
Estilo de jogo
O Botafogo de Arthur Jorge é um time intenso e ofensivo, formação favorita é o 4-2-4 e 4-3-2-1. Explorando as pontas, que ajudam tanto no ataque veloz, como na recomposição de marcação para meio de campo, além da transição entre os atacantes e pontas, que alternam os lados confundindo a marcação adversária.
O Cruzeiro do Fernando Seabra, também vem mostrado uma boa ofensividade e , com formações de 4-4-2, 4-2-4 e 4-3-3. Se destacando pelo seu ataque, que tem bom aproveitamento em bola parada. Apesar da derrota enganosa de 2×0 para o Palmeiras, o Cruzeiro fez uma partida intensa, com grandes oportunidades, criando dificuldade para o Palmeiras. A principal arma do celeste é o meio-campista Matheus Pereira que também sobe para as pontas nesse estilo de jogo do Seabra. Dito isso, o Glorioso não terá uma partida fácil nesse sábado.
Provável escalação
A provável escalação do Cruzeiro deve ser : Cássio; William, Lucas Villalba, João Marcelo e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero e Barreal; Matheus Pereira, Lautaro Díaz e Kaio Jorge.
Desfalques do Cruzeiro: Gabriel Veron (lesionado), Zé Ivaldo ( suspenso). Uma noticia boa para eles é a volta do Barreal que cumpriu suspensão.
No Botafogo os desfalques são: Marlon Freitas e Cuiabano (suspensos); Eduardo, Jeffinho e Junior Santos (lesionados); Thiago Almada e Gatito Fernandez (convocados para Olimpíadas).
Sendo assim a provável escalação do Glorioso para o confronto deve ser: John; Damián Suárez, Bastos, Barboza, Marçal; Danilo Barbosa, Gregore, Tchê Tchê, Luiz Henrique, Savarino, Tiquinho Soares.
Opinião ABotafoguista
Mais um jogo difícil para ambas equipes, eles tem um bom ataque que vem sendo assertivo em bola parada, bola aérea e chute fora da área, creio que precisaremos do John no seu melhor, ainda bem que ele está fazendo atuações incríveis nos últimos tempos. Tem que tomar cuidado com o Matheus Pereira, que se tornou a cabeça do time, a maior parte de criações de jogadas vem por parte dele, Lucas Silva e Barreal. Temos desfalque importante, Junior, mas, o Arthur Jorge é um técnico muito competente que com certeza saberá lidar com essa falta, Acredito que essa partida seria ideal pra usar o Allan. Dito isso, no cenário menos clubista, 2×1 FOGÃO.
Caso você tenha interesse em informações, notícias, humor, análise e opiniões esportivas. Te convido a assistir a live pré jogo do Canal OBotafoguista no Youtube, 2h antes do jogo. Além disso você pode participar junto a bancada, dando sua opinião na hora do intervalo pelo Space no X (Twitter).