O Botafogo está liderando o Brasileirão e ainda está nas oitavas da Copa do Brasil e da Libertadores. O segredo desse sucesso na temporada é o ataque poderoso do time, que tem várias opções no setor ofensivo e mantém o bom desempenho, não importa quem jogue.
No Brasileirão, o Botafogo tem o segundo melhor ataque com 32 gols em 19 jogos, só perdendo para o Flamengo, que tem um gol a mais. Depois do jogo contra o São Paulo, o Botafogo conseguiu algo inédito: marcar pelo menos um gol em todas as partidas do primeiro turno. Na Libertadores, em dez jogos (contando a fase pré e de grupos), o Botafogo só não marcou em duas partidas e fez 17 gols. Na Copa do Brasil, foram três gols em duas partidas até agora.
Os artilheiros do Botafogo nesta temporada são:
- Júnior Santos – 18 gols
- Eduardo – 8 gols
- Tiquinho Soares – 7 gols
- Savarino – 6 gols
- Luiz Henrique – 5 gols
Júnior Santos e Eduardo, que passaram por cirurgia, estão desfalcando o time. O artilheiro isolado, Júnior Santos, vai ficar fora por até três meses, e Eduardo, o camisa 33, tem uma recuperação prevista de até cinco meses e provavelmente não volta a jogar nesta temporada. Mesmo com esses desfalques importantes, o Botafogo tem jogadores no elenco que podem manter o bom desempenho ofensivo.
Sem seus dois principais artilheiros, Tiquinho Soares, Luiz Henrique e Savarino têm assumido a responsabilidade e mostrado que é possível manter o alto nível. Além disso, Igor Jesus e Thiago Almada chegaram nesta janela para reforçar o ataque. Thiago Almada ainda não estreou porque está representando a seleção da Argentina nas Olimpíadas.