Conheça Pedro Martins, novo diretor de futebol do Botafogo

Al-ain Botafogo Brasileirão Copa do Brasil Futebol de base Mercado da bola Textor


O Botafogo estava sem diretor de futebol desde a saída do André Mazzuco em março de 2024, em clima caótico após discussão com torcedores que cobravam melhores contratações e gestão de equipe. 

Nessa terça feira (23), através de suas redes sociais o Botafogo anunciou Pedro Martins como diretor de futebol, o mesmo já teve passagem por outras SAF brasileiras como Cruzeiro e Vasco. 

No Vasco, sua passagem foi rápida apenas 2 meses, contratado pela 777 e passando pela transição da ação social promovida pelo Pedrinho para afastar o grupo do Vasco, sendo assim, um momento de muita turbulência no time, dentro e fora de campo, Pedro Martins não se sentiu confortável no projeto, devido a desorganização.

“Minha avaliação pessoal era que deveria ter dado um pouco mais de tempo para que a estabilidade da organização o ajudasse. Iria gerar resultado? Não sei. Ninguém imaginaria que iria tomar 6 do Flamengo. A saída do Álvaro teve um impacto, mas minha saída não foi só por isso. Falei: “Não concordo com a saída do Álvaro, mas minha permanência aqui não vai mais funcionar”. A gente vai gastar energia errado. Entendendo que seria necessário o clube ter um pouco de paz, eu fiquei mais 15 dias para passar as funções e terminar algumas negociações. Foi uma transição pacífica porque eu acho que o Vasco precisa de paz para apresentar resultado” – Pedro Martins diz no Charla Podcast 

Antes dessa eventual passagem pelo Vasco, Pedro estava no Cruzeiro, outra SAF que passou por mudança de direção, Ronaldo Fenômeno e depois BPW Sports. Fazia parte da equipe desde 2022, e teve 68 contratações bem sucedidas, a maior delas sem dúvidas foi o meio campista Matheus Pereira, que chegou a ser interesse de grandes clubes brasileiros como Botafogo e Flamingo. Pedro na época deixou claro que estaria “encerrando seu ciclo” de forma amigável, mas os torcedores do Raposa afirmam que devido os resultados ruins dentro de campo, havia pressão para saída do mesmo. 

Currículo de Pedro Martins:

  • Graduado em administração 
  • MBA na Universidade de Liverpool, na Inglaterra; 
  • Trabalhou como diretor de futebol na Ferroviária, em 2017, 2018 e 2020, 
  • Foi Gestor do Departamento de Informação no Athletico-PR, entre 2013 e 2017, 
  • Foi vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, 
  • Foi diretor de futebol do Vasco em 2024 (2 meses) 
  • Foi diretor do Cruzeiro (quase 2 anos) 
  • Experiência no futebol inglês (Queens Park Rangers) 

A função de um diretor de futebol é um baita RH, ele lida com torcida, dono de saf, jogadores e treinadores, mantém a turma no objetivo, contrata, pesquisa no mercado, vê oportunidades de negócio futuros. Estou com boas expectativas para o Pedro, devido confiar muito na Eagle e em quem eles escolhem para função tão importante.

– Gabi Martins ( ABotafoguista)

Venha acompanha nossa live pré jogo HOJE as 16h ! No YouTube, muita informação e interação.

Foto: Botafogo. Fontes: Botafogo, CharlaPodcast, Globo.