Juiz acusado de diminuir notas de Gabriel Medina é suspenso de Paris 2024

Olimpíadas Surfe
Pedro Scooby denunciou que o árbitro havia tirado uma foto com possível rival de Medina Reprodução

A Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou nesta quinta-feira (1º) que o juiz australiano Ben Lowe foi suspenso da Olimpíada de Paris. O surfista e influenciador Pedro Scooby acusou ele de dar notas baixas pro brasileiro Gabriel Medina.

Scooby ainda postou uma foto do árbitro junto com um possível rival de Medina na semifinal em Teahupo’o, no Taiti.

Comunicado da ISA

A ISA viu uma foto rolando nas redes, mostrando um dos juízes de surfe, australiano, interagindo socialmente com um atleta australiano e seu técnico.

Não é legal um juiz interagir assim com um atleta e sua equipe.

Pra proteger a integridade e a justiça da competição, seguindo o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu tirar o juiz da competição.

Essa decisão não tem a ver com a performance do juiz nas Olimpíadas.

A ISA avisou todos os juízes e equipes, lembrando das responsabilidades sobre comportamentos inapropriados.

Críticas de Pedro Scooby

Na segunda-feira (29), Scooby postou uma foto de Ben Lowe com o australiano Ethan Ewing, levantando mais suspeitas. Ele relembrou a disputa nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, quando Medina ficou em quarto lugar.

“Lá em Tóquio, um juiz deu notas mais altas pros adversários do Medina e mais baixas pra ele nas baterias. Fizemos uma reclamação pro Comitê Olímpico Internacional (COI), e eles não fizeram nada. Esse cara tá aqui de novo [em Teahupo’o, no Taiti]. Hoje, recebi uma foto dele abraçado com Ethan [Ewing], que pode enfrentar Medina na semifinal se os dois passarem”, disse Scooby nas redes.

Scooby ainda comparou a situação com um clássico de futebol: “Imagina um jogo FLA-FLU. E um dia antes do jogo, o juiz encontra o Gabigol. Tá de sacanagem? É uma entidade séria, é Olimpíada, isso não pode acontecer. E só continuando aqui, os dois são australianos. O Ben Lowe e o Ethan Ewing”, completou o surfista.

Medina volta às águas de Teahupo’o às 20h (de Brasília) pra disputar a terceira bateria contra o brasileiro João Chianca nas quartas de final, buscando uma vaga na semi.

Ewing vai disputar com o também australiano Jack Robinson às 20h36, em outra vaga pra semi de Paris 2024.