Por que Bala Loka? Conheça o apelido do brasileiro do BMX freestyle

BMX park Olimpíadas

Atleta garantiu vaga na final do ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Gustavo Batista de Oliveira fez história nesta terça (30) ao levar o Brasil para a final do ciclismo BMX freestyle. Talvez você não conheça o nome, mas com certeza o apelido dele, Gustavo Bala Loka, está chamando atenção nesta Olimpíada.

Além das manobras radicais, Gustavo Bala Loka virou sensação entre os torcedores por causa do apelido curioso. De onde veio esse nome?

Em uma entrevista de 2022, o atleta de Carapicuíba (SP) explicou que o apelido surgiu depois de um acidente durante um treino. “Pulei a rampa, passei dela, caí no chão e me machuquei. Acordei no carro do meu pai com ele jogando água em mim. Lembro do Overall (um amigo) falando ‘bala, o bala louca’. E ficou pra sempre”, contou Gustavo ao Esporte Espetacular.

Com 21 anos, Bala Loka é o grande destaque do Brasil no BMX Freestyle. Ele vai disputar a final nesta quarta (31), depois de terminar em 8º na fase classificatória.

Gustavo já tem duas medalhas de bronze no currículo: uma nos Jogos Sul-americanos de 2022 e outra no Pan de Santiago, em 2023. No Mundial deste ano, ele terminou na 10ª posição.